BOLO COM EFEITO OMBRÉ – BOLO DEGRADÊ

Gostou Deste Artigo? Compartilhe!

(ATENÇÃO: TERMINA EM POUCOS MINUTOS)

 

 

BOLO COM EFEITO OMBRÉ – BOLO DEGRADÊ

O ombré está no mundo da moda, da estética e, agora, na confeitaria.

A palavra francesa significa sombreado e o efeito obtido com essa técnica é de um degradê leve e delicado.

Mas o bolo ombré não surgiu na França – ele foi criado nos Estados Unidos e, graças à divulgação de fotos em redes sociais, ganhou o mundo.

A palavra ombré vem do francês e significa “sombreado”. Apesar de alguns cerimonialistas brasileiros utilizarem a tradução literal “bolo sombreado”, soa melhor e é mais inteligível em português brasileiro o termo bolo degradê.

Os bolos podem ter também uma textura aveludada ou crocante. Basicamente para dar o efeito você começa com uma cor forte e vai mudando os tons até chegar em um tom claro da cor mais forte.

Na confeitaria, o ombré é utilizado na decoração de bolos, podendo ser aplicado na massa ou na cobertura. A técnica consiste em escolher uma cor predominante e ir clareando a mesma.

Massa de bolo ombré

Para que a massa do bolo fique em degradê, você deve bater uma massa clara (como o pão de ló) e dividir em algumas porções, uma para cada camada de bolo.

Com corante alimentício, tinja cada uma das partes com a mesma cor, variando na intensidade.

Asse cada parte de uma vez, começando pela mais clara, e depois disponha as camadas coloridas intercaladas com o recheio.

Lembre-se de seguir a ordem da tonalidade, indo da camada mais escura até a mais clara formando o degradê.

Para a cobertura, prepare um marshmallow ou chantilly brancos e cubra todo o bolo, deixando a surpresa para o momento de servir. Depois de fatiar o bolo, os convidados irão se surpreender com o efeito!

Cobertura bolo ombré

Para fazer uma cobertura em degradê, você pode utilizar marshmallow, glacê, buttercream, chantilly ou pasta americana, separar em porções e colorir cada uma com a mesma cor, variando a quantidade de corante.

Lembre-se que no degradê a transição de cores é delicada, por isso meça o corante com cuidado para que as porções não fiquem muito diferentes.

Depois é só aplicar cada porção com bico de confeiteiro ou espátula. Com a pasta americana você pode criar babados e enfeitar o bolo, fica lindo!

Uma técnica simples, mas com um lindo efeito que vai surpreender seus clientes ou convidados de uma festa.

Passo a Passo Efeito Ombré no bolo azul:

 

Gostou Deste Artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *