PESOS E MEDIDAS NA CULINÁRIA

Gostou Deste Artigo? Compartilhe!

(ATENÇÃO: TERMINA EM POUCOS MINUTOS)

 

 

PESOS E MEDIDAS NA CULINÁRIA. APRENDA COMO UTILIZAR CORRETAMENTE OS PESOS E MEDIDAS NA CULINÁRIA FÁCIL SEM ERRAR!

PESOS E MEDIDAS

COMO MEDIR

– Ingredientes Secos: coloque o ingrediente no medidor até ultrapassar um pouco a borda. Nivele com uma faca a superfície, deixando-a lisa, sem apertar.

– Gorduras: coloque na xícara ou na colher de medida até chegar à borda. Passe a faca para nivelar a superfície. Para medir a gordura gelada, encha o recipiente de medida com água até a metade da quantidade de gordura desejada. Complete a medida com a gordura.

– Líquidos: coloque até a linha do recipiente de medida correspondente à quantidade indicada.

As ciências conhecidas como exatas (das quais a matemática é o grande modelo) têm como característica fundamental a “medição”, ou melhor, a ponderação de seus objetos de estudo, daquilo que está sendo estudado.

A expressão “dois pesos, duas medidas“, que remonta à época bíblica, já mostrava naquela época a importância destes valores em nossas vidas.

Embora, naquele tempo, a expressão significasse outra coisa, hoje em dia também tem o significado de decisão parcial, desonestidade.
Em nosso quotidiano estamos sempre a utilizar ou peso ou medida.

Na realidade tudo gira em torno destas duas maneiras de considerar as coisas. São valores básicos em nossas vidas e hoje vamos falar destas referências em nossa cozinha, da GUERRA entre pesos e medidas. Admirados? Já vamos explicar o porque desta disputa e das dúvidas que elas trazem em nossas receitas.

O que podemos fazer é conservar tabelas de correspondência entre pesos e medidas padrões, para evitar um mínimo de erros em nossas incursões culinárias.

Vamos dar alguns exemplos destas correspondências para que vocês esclareçam dúvidas que sempre surgem. Não vamos dar todas elas, pois seria muito longo, mas apenas as básicas e necessárias.

Além disto existe uma “disputa” entre pesos e medidas, melhor dizendo, o que é melhor para não haver erro numa receita?

Na realidade o ideal seria considerarmos apenas pesos, melhor explicando: hoje temos receitas de grandes chefs onde eles pesam até os ovos ou parte deles, ex. 4 claras = tantas gramas.

Isto prova que os pesos são mais exatos, evitam menos insucessos em nossas receitas. Afinal uma balancinha de precisão não custa uma fortuna e fazem parte dos utensílios básicos em nossa cozinha.

No entanto esta possibilidade de transformar tudo em peso é remota, pois as receitas existem há séculos e não poderão ser todas modificadas.

APRENDA TUDO SOBRE BOLOS CLIQUE AQUI

 

Gostou Deste Artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *