Receita Simples De Bolo De Chocolate

Gostou Deste Artigo? Compartilhe!

(ATENÇÃO: TERMINA EM POUCOS MINUTOS)

 

 

Receita Simples De Bolo De Chocolate

Receita Simples De Bolo De Chocolate

Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de chocolate em pó (não pode ser achocolatado!)
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 ovos
  • 1 xícara de óleo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 xícara de água fervendo

Cobertura

  • 4 colheres de sopa de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • Leve tudo ao fogo e mexa até ficar homogêneo.

Modo de Preparo

  1. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com chocolate em pó ou farinha de trigo. Em um recipiente peneirar a farinha, açúcar e chocolate. Juntar os ovos e o óleo e mexer muito bem com uma colher.
  2. Depois que estiver tudo bem misturado, acrescentar a água fervendo e mexer novamente com uma colher, até a massa ficar homogênea.
  3. Por último acrescentar o fermento em pó e mexer mais uma vez para incorporá-lo. Colocar a massa na forma untada e enfarinhada e leve parar assar em forno pré-aquecido.
  4. Desenformar ainda quente, furar o bolo com um garfo e derramar a calda sobre ele.

receita simples de bolo de chocolate

Descubra O Processo De Fabricação do Chocolate

Após colhido, o fruto é cortado ao meio e as sementes, envoltas na polpa branca e suculenta do cacau, são retiradas e postas para fermentar em cochos de madeira durante cinco dias. O controle das reações químicas naturais que ocorrem na fermentação determinará, em boa parte, a qualidade do aroma e do sabor do produto final.

2ª etapa
As sementes secas são levadas para a torrefação, onde são descascadas, quebradas em pequenos pedaços e depois submetidas ao forno. O tempo e a temperatura aplicados na torra constituem outro dos segredos para se obter o melhor chocolate.

3ª etapa
Uma vez torradas e moídas, as sementes produzem o chamado liquor – ou massa de cacau – de consistência cremosa e cor escura. Essa é a matéria-prima básica utilizada pelas fábricas de chocolate.

4ª etapa
A primeira conchage, a seco é feita imediatamente após o liquor ser misturado ao açúcar e ao leite em pó. O objetivo é obter a correta fusão entre os ingredientes. Com o aumento da temperatura na fusão, os açúcares presentes no leite se caramelizam e surge aí o aroma característico do chocolate.

5ª etapa
Após a conchagem a seco, é a vez da conchagem líquida, quando é acrescentada a manteiga de cacau aos demais ingredientes. Se a primeira conchagem é responsável pelo aroma, a segunda determina a viscosidade e a textura do chocolate. Quanto maior o tempo neste processo, melhor será a qualidade de aroma, sabor e textura do chocolate. Depois da conchagem, o chocolate segue para o moinho, onde será refinado.

6ª etapa
O chocolate refinado passa para o tanque de armazenamento, em temperatura de 45 a 50 graus, antes de ir para a temperadeira, máquina que tem a função de cristalizar a manteiga de cacau. Dali, o chocolate sai na temperatura de 30 graus, pronto para ser moldado. Seja em formato de uma trufa, tablete ou ovo de Páscoa, é sempre bom degustar um delicioso chocolate.

Receita Simples De Bolo De Chocolate

GOSTOU DA RECEITA? ENTÃO QUERO TE PEDIR PARA PREPARAR ESSA RECEITA SIMPLES DE BOLO DE CHOCOLATE E DEPOIS DEIXE NOS COMENTÁRIOS COMO FICOU, VOU FICAR MUITO FELIZ EM SABER O RESULTADO!

Gostou Deste Artigo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *